Fique por dentro: Fiscalização durante o período de páscoa
- Rede Metrológica
- há 6 dias
- 3 min de leitura

Em março, período que antecede a páscoa, ocorreu uma intensificação da fiscalização dos produtos comercializados, a fim de garantir maior confiabilidade do consumidor em relação aos produtos mais consumidos nesta época. Dessa forma, parâmetros relacionados a segurança alimentar, conformidade com normas de pesagem e os direitos dos consumidores são validados por órgãos oficiais de fiscalização.
Principais Órgãos Fiscalizadores:

INMETRO: Anualmente é realizada a Operação Páscoa em todo o território brasileiro, a fim de alertar os consumidores sobre os cuidados na compra de determinados produtos. Nessa campanha é realizada a pesagem de produtos como brinquedos, ovos de páscoa, peixes para garantir que o peso informado seja compatível com o peso real. Além disso, os produtos inspecionados devem apresentar certificação e estar em conformidade com as normas contendo selo do INMETRO.
PROCON: Atua na linha de frente da defesa do consumidor, o intuito é verificar se as informações estão sendo repassadas aos clientes de forma clara e coesa, para que não haja a prática abusiva de vendas.
Vigilância sanitária: Fiscaliza as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e produtos, em especial do setor alimentício, principalmente dos ovos de páscoa neste período em questão.
Compre com segurança: Orientações do Inmetro
O Inmetro separou um guia completo com dicas de como fazer uma compra segura. Fique atento(a) aos detalhes:
Ovos de Páscoa com brinquedos
Verifique se o brinquedo tem o selo do Inmetro.
Confira se é adequado para a idade da criança.
Evite brinquedos com peças pequenas, que podem causar acidentes.
Na embalagem deve constar: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.
Peso dos ovos de Páscoa
Desconfie de ovos muito leves.
Peça para pesar o produto em uma balança verificada pelo Inmetro.
O peso real deve ser igual ou maior que o indicado na embalagem.
Se notar diferença, denuncie ao Inmetro ou ao Instituto de Pesos e Medidas do seu Estado.
Peixes congelados e produtos pré-medidos
O peso indicado na embalagem deve ser do produto sem embalagem e sem gelo (glaciamento).
Verifique isso especialmente em itens como bacalhau e pescados congelados.
Cuidado com embalagens e acessórios
Fique atento a tiras, grampos, barbantes e cordões que vêm com os ovos de Páscoa.
Esses materiais podem causar sufocamento e engasgo em crianças.
Em caso de acidente, informe o Inmetro pelo Sinmac (Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo).
Para denunciar irregularidades:
Se encontrar produtos inseguros ou suspeitar de fraude: Denuncie ao Inmetro pela Ouvidoria ou pelo telefone 0800 285 1818.
E os ovos artesanais, como devo conferir?
Além das dicas do Inmetro é preciso estar atento(a) a qualidade de ovos de páscoa artesanais, afinal, quase todo mundo conhece alguém que faz ovos de páscoa em casa, não é mesmo? Confira as dicas a seguir para não se decepcionar com possíveis irregularidades!
A validade dos ovos de páscoa artesanais podem variar conforme sua composição, ao encomendar ovos de páscoa caseiros exija etiquetas informando a lista de ingredientes, prazo de validade, informações nutricionais, assim como a medida caseira, que é como o consumidor mede os alimentos (fatias, xícaras, colheres, etc). Essas informações estão entre os itens obrigatórios nos rótulos, segundo a Anvisa.
Ovos que contêm frutas podem durar de 1 a 3 dias na geladeira, e se for especificamente morango, a validade é de apenas 1 dia.
Ovos feitos com geleias, ganaches ou castanhas, por exemplo, têm uma durabilidade maior, variando de 7 a 10 dias.
E por fim ovos de casca simples em que a variação se limita apenas aos diferentes tipos de chocolate, tem em média uma durabilidade de 15 a 20 dias.
Fontes:
Comments