RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA

Para um laboratório obter o Reconhecimento de Competência junto a Rede Metrológica de Minas Gerais é necessário o atendimento aos requisitos gerenciais e técnicos da ABNT NBR ISO/IEC 17025, visando o fornecimento de resultados de ensaio e/ou calibração tecnicamente válidos e de qualidade.

 

O Processo de Reconhecimento de Competência é realizado em etapas sendo elas:  visita técnica,  avaliação de documentação, avaliação no laboratório e acompanhamento de ações corretivas.

 

Após a recomendação do Reconhecimento de Competência e finalização das ações corretivas, há a emissão do certificado bem como a publicação da lista de serviços reconhecidos da RMMG, contendo todo o escopo avaliado do laboratório.

Os laboratórios com o Reconhecimento de Competência, demonstram formalmente ao mercado os padrões de qualidade e agregam valor ao serviço prestado.
 

Alguns benefícios de ser um laboratório reconhecido pela RMMG:
 
•     aumento da confiança dos clientes e parceiros nos resultados das calibrações e/ou ensaios;
•     preparação para receber a acreditação pelo INMETRO;
•     aumento da competitividade;
•    ampliação do mercado de atuação;
•     atendimento a Deliberação Normativa COPAM nº 216, de 27 de outubro de 2017, que considera válidos para fins de medições ambientais apenas os relatórios de ensaios e certificados de calibração de laboratórios reconhecidos e/ou acreditados. Legislação Ambiental - Consulta

•     atendimento ao Memorando nº 130/2016/CGCO-DIPOA/DIPOA-SDA/SDA/MAPA, de 21 de novembro de 2016, que considera válidos para fins de autocontrole apenas os relatórios de ensaios e certificados de calibração de laboratórios reconhecidos e/ou acreditados.


 
O  Processo de Reconhecimento de Competência é certificado na ABNT NBR ISO 9001:2015, comprovando a qualidade da metodologia,  do serviço prestado e do comprometimento da RMMG em atender aos requisitos da qualidade.

Caso sejam necessárias maiores informações sobre o Processo de Reconhecimento de Competência e o status, entre em contato com a RMMG pelo telefone: (31) 2512-4800 ou e-mail: mcbarros@rmmg.org.br