AUDITORIA INTERNA
Coloque a prova seu Sistema de Gestão da Qualidade! Faça sua Auditoria Interna nas normas 17025 ou 9001 com a RMMG.
PRINCÍPIOS DA AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO:
- Integridade: o fundamento do profissionalismo;
- Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão;
- Devido cuidado profissional: a aplicação de diligência e julgamento na auditoria;
- Confidencialidade: segurança da informação;
- Independência: a base para imparcialidade de auditoria e objetividade das conclusões de auditoria;
- Abordagem baseada em evidencia: o método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático de auditoria.
AUDITORIA INTERNA ISO 9001
De acordo com a ABNT NBR ISO 9001 a organização deve executar auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade está conforme com as disposições planejadas, com os requisitos da norma, com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização e está mantido e implementado eficazmente. Também de acordo com a 9001, a seleção dos auditores e a execução das auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria.
AUDITORIA INTERNA ISO 17025
De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025 o laboratório deve, periodicamente e de acordo com um cronograma e um procedimento predeterminado, realizar auditorias internas das suas atividades para verificar se suas operações continuam a atender os requisitos do sistema de gestão e da própria norma. Também de acordo com a 17025, estas auditorias devem ser realizadas por pessoal treinado e qualificado que seja, sempre que os recursos permitirem, independente da atividade a ser auditada.