PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA - PEP

O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é parte integrante do processo de obtenção de confiabilidade para medições e resultados analíticos gerados em laboratórios. Trata-se de uma indicação da capacidade do laboratório de executar determinados ensaios e calibrações.

 

A participação em PEP é um dos requisitos exigidos aos laboratórios para obtenção/manutenção do reconhecimento de competência e a acreditação na norma ISO/IEC 17025. Além disso, avalia o desempenho individual do laboratório para o ensaio proposto, identifica diferenças interlaboratoriais, propicia ações corretivas, provê confiança adicional aos clientes do laboratório e fornece dados para subsidiar o controle da qualidade de seus resultados.

 

O PEP Sedimentos tem como objetivo mensurar a concentração de sedimentos fluviais em suspensão. No PEP Balança, os participantes testam sua capacidade de realizar a calibração de balanças. No PEP Água, são quantificados diversos parâmetros da água. E, no PEP Microbiologia, são realizadas análises de parâmetros microbiológicos.

 

A RMMG também realiza PEP sob demanda. Nesse caso, laboratórios interessados na realização de um PEP não provido pela RMMG nos enviam uma descrição de sua necessidade, que é analisada pela RMMG.