Análise Crítica de Certificados de Calibração

O curso aborda os requisitos 5.10 Apresentação de Resultados e 5.6 Rastreabilidade de Medição da NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. São utilizadas técnicas objetivas para apreciação de certificados de calibração e validação de equipamentos em função dos resultados, margens de incertezas e erros toleráveis.

Um certificado de calibração contém inúmeras informações de grande importância na qualidade e confiabilidade de processos, mas, frequentemente, estas informações não são interpretadas e tratadas adequadamente. A mesma tratativa será dada para os certificados de materiais de referência utilizados, visando atender as exigências das acreditações.


PÚBLICO ALVO

Gerentes, Supervisores e Técnicos de Laboratórios, Metrologistas, Laboratoristas, Técnicos de Manutenção de Instrumentos de Medição.


CONTEÚDO

01. Conceitos e definições gerais da metrologia; 02. Apresentação de resultados de calibração ; 03. Especificações de aquisição de serviços de calibração; 04. Etapas de análise crítica do certificado; Análise do conteúdo; Análise do atendimento aos critérios de calibração; Registros da análise do certificado ; Ações decorrentes para aceitação ou rejeição dos dispositivos de medição; 05. Atividade práticas de avaliação, aprovação e rejeição de certificados de calibração.


METODOLOGIA

O treinamento será realizado por videoconferência online através da plataforma ZOOM com carga horária de 09 (nove) horas. A RMMG encaminhará, previamente, link para acesso dos inscritos. É responsabilidade de cada participante o acesso e estabilidade da internet durante todo o treinamento, seja em computadores ou smartphone. Será disponibilizado material didático pra acompanhamento do treinamento que poderá, a critério da RMMG, ser gravado, entretanto não será disponibilizado aos participantes. Cada inscrição terá direito a apenas 01 (uma) tela de acesso. A câmera deve permanecer ligada durante todo o treinamento e o microfone desabilitado, exceto em momentos de questionamentos ou participação no treinamento.

9 horas