Três coisas que têm a ver com o negócio que você precisa avaliar: quais são suas competências como empresa em comprar, produzir e vender?
Como assim? Bom, se eu estivesse descrevendo meu negócio a alguém diria: eu sou dono da fazenda e a gente tem um relacionamento muito bom com uma série de fornecedores de nutrição, sanidade, genética, máquina, implementos. Com isso, conseguimos comprar com preços muito bons. Mais do que preços baratos, a gente tem uma série de suportes e apoio dessas empresas e, com isso, nossa eficiência na compra de insumos é muito boa.
A gente compra muito bem todos os insumos necessários para tocar uma fazenda de cria. Isso não significa que compro com o preço mais barato, mas sim, com qualidade, eficiência e tem uma série de serviços acoplados.
Além disso, na fazenda a gente tem uma equipe muito treinada e capacitada que é muito boa em mexer com vaca e cuidar de bezerro. A mortalidade é baixa, não tem desperdício, o índice de natalidade é grande. A minha dinâmica de produção, minha habilidade produtiva como estrutura, manejo, equipe, pastos, uso de suplementação, escolha da genética, são boas como empresa.
Habilidade tem a ver com a liderança do dono, mas também tem a ver com a habilidade e a competência das pessoas que trabalham na fazenda.
Além disso, tenho um consultor especializado em pastagem que me dá um suporte muito bom e, com isso, nossa eficiência de pastejo é muito grande e nosso custo é baixo. Tenho outro especialista de uma empresa de nutrição, que nos oferece um pacote que dá um suporte para a suplementação que dá muito resultado.
Veja que estou pensando e explicando não como eu produzo muito e com qualidade, mas como produzo muito e com qualidade, mas com eficácia, ou seja, não estouro meus custos. E aí que está a pegadinha, você ficar bom em produzir bezerros, se significar bezerros caríssimos, não vai funcionar.
Comments