top of page

Inmetro desenvolve projetos, na área de Análise de Gases, em parceria com o PTB


O Inmetro, por meio do Laboratório de Análise de Gases (Lanag), está participando de três projetos em parceria com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), órgão congênere ao Instituto na Alemanha. As iniciativas têm como temas “Garantir a qualidade nas medições de qualidades do ar – Metrologia química para emissões veiculares”; “Medições rastreáveis e confiáveis para a qualidade do biogás na América Latina e no Caribe” e “Gases do Efeito Estufa (GEE) com rastreabilidade metrológica”.


O primeiro projeto busca proteger o meio ambiente do impacto gerado pelo setor de transportes. O objetivo é desenvolver capacidades de medição dos Institutos Nacionais de Metrologia nos países da América Latina para fornecer rastreabilidade às medições de gás (propano, CO e CO2) das emissões de escape dos veículos a motor. O desenvolvimento destas capacidades de medição vai assegurar que os limites máximos de emissões permitidas de gases veiculares, estabelecidas na legislação de programas nacionais, serão cumpridos. O Inmetro atua neste projeto como Instituto mentor, participando por meio de fornecimento de Material de Referência Certificado (MRC), coordenação de comparações interlaboratoriais e provimento de capacitação no tema para todos os pesquisadores dos países participantes.


Já o segundo tem o propósito de avaliar a qualidade do biogás produzido nos países da América Latina e no Caribe. O projeto prevê a aplicação de um sistema de medições rastreáveis da composição do biogás, por meio de métodos validados e materiais de referências que garantam uma transação comercial justa, baseada na estimativa de seu poder calorífico. Visa também fornecer serviço de calibração destas misturas e a organização de ensaios de proficiência, de modo a avaliar a qualidade das medições realizadas por todos os atores da cadeia de valor das transações de biocombustíveis. A obtenção de resultados confiáveis da composição de biogás, usando ferramentas metrológicas, permite que autoridades e órgãos reguladores avaliem com precisão a redução de emissões e o impacto da mitigação ambiental.


O terceiro projeto dá suporte à garantia de rastreabilidade metrológica demonstrável e incerteza nos resultados de projetos de mitigação e inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). É importante que as medições do GEE sejam confiáveis e precisas em sua quantificação, tanto quando são realizadas em inventários de emissão, projetos de mitigação ou no desenvolvimento de fatores de emissão de cada país. Este projeto beneficia reguladores, verificadores, validadores e aqueles que trabalham em pesquisas atmosféricas e medições de GEE, proporcionando confiabilidade no processo de cumprimento das metas de redução de GEE que foram propostas nas contribuições nacionais e relatadas em comunicações de cada país.


Além destes, também está em curso a participação do Instituto em um projeto piloto no tema “Ensaio de Proficiência para medição dos poluentes que afetam a qualidade do ar”, com o objetivo de coordenar um ensaio de proficiência para medição do poluente do ar monóxido de carbono. Os participantes são autoridades de monitoramento da qualidade do ar dos países Brasil, Argentina, México, Costa Rica, Guatemala e Trinidade & Tobago.

Os pesquisadores metrologistas em Metrologia Química Andreia de Lima Fioravante, Cristiane Rodrigues Augusto Chelles Iglesias e Valnei Smarçaro da Cunha, Diretor de Metrologia Científica, estão à frente destes projetos e falaram sobre o impacto almejado pelo Inmetro. “Queremos atuar como um Instituto Nacional de Metrologia de vanguarda na área de metrologia de gases, dando suporte e disseminando a cultura metrológica a diversos países da América do Sul e Central”, afirmou Valnei.


Por meio das iniciativas, os pesquisadores puderam participar de capacitações técnicas e compartilharam o conhecimento com outros Institutos de Metrologia participantes, o que permitiu a difusão de resultados com maior exatidão e credibilidade, harmonizando as informações geradas pelo continente americano entre todos os setores atuantes nos temas desenvolvidos.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page