top of page

Brasil ganha a primeira norma da ABNT para Grafeno

Metrologia Cientifica

Acaba de ser publicada, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a primeira norma brasileira sobre caracterização de grafeno (ABNT ISO/TS 21356-1), um dos materiais mais pesquisados do mundo e com impacto em diversos setores da indústria.

“A publicação da norma nacional representa um importante avanço, pois hoje existem barreiras à comercialização que impedem o avanço dos produtos que contêm o grafeno e que precisam ser superadas, por meio de protocolos de medição confiáveis. Normas como esta são imprescindíveis para que o grafeno possa ser utilizado como aditivo em produtos industriais como compósitos, materiais híbridos, estruturas da construção civil, tintas e revestimentos, entre outros”, comentou Erlon Ferreira, pesquisador da Divisão de Metrologia de Materiais, do Inmetro.

A norma brasileira é uma adoção idêntica da publicação internacional, a qual foi elaborada com a colaboração de mais de 30 países, incluindo o Brasil, dentro do ISO/TC 229 – Nanotechnologies. O Inmetro participou ativamente deste processo, e publicou recentemente um artigo na Nature Review Physics, uma das publicações mais importantes da área científica, destacando a importância dessa norma ISO.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page