AUDITORIA INTERNA



A auditoria interna tem o intuito de medir o desempenho do sistema de gestão da qualidade em relação aos requisitos da norma implementada em cada empresa.

As diretrizes para conduzir uma auditoria são definidas pela norma ABNT ISO NBR/IEC 19011, a qual estabelece os processos de auditoria, a postura dos auditores e as qualificações exigidas.


A auditoria é divida em três partes:

· Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte;

· Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte;

· Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.


A auditoria interna pode ser realizada pela equipe do laboratório ou por uma empresa terceirizada, sendo que ambas possuem benefícios específicos.

Quando realizada pelo laboratório o maior benefício está relacionado com o envolvimento e satisfação dos colaboradores, em participar da equipe auditora.


Já quando é realizada por uma empresa terceirizada, a auditoria enriquece o sistema de gestão da qualidade, por apresentar uma maior imparcialidade quanto à visão do sistema.

A RMMG, afim de, unificar as vantagens da realização da auditoria interna por ambas as partes, oferece auditores capacitados que poderão trabalhar em conjunto com colaboradores da empresa, para compor de forma completa a equipe auditora. Proporcionando assim conhecimento, segurança e envolvimento.


Entre em contato conosco e saiba maiores detalhes!!!

22 visualizações