Os princípios da qualidade são citados na norma ABNT NBR ISO 9001:2015 e vemos que eles estão relacionados à aplicação de vários requisitos normativos e que sua boa aplicabilidade faz com que seu sistema de gestão da qualidade seja cada vez mais otimizado.
No presente artigo vamos abordar quais são esses princípios e a importância de aplica-los corretamente na empresa.
Princípio 1- Foco no Cliente: O principal objetivo do sistema de gestão da qualidade é ter clientes satisfeitos com o resultado do trabalho realizado com êxito. Quanto mais os processos buscarem a satisfação do cliente, maior será a qualidade dos produtos e serviços que chegarão a ele.
Princípio 2 - Liderança: A liderança é a principal responsável por determinar missão, visão, valores, políticas, objetivos e metas da organização. Além disso, sua função deve envolver a motivação de pessoas, promover um clima agradável na empresa, acompanhar os resultados e criar uma cultura de melhoria na busca pela excelência.
Princípio 3 - Engajamento de Pessoas: A empresa é dependente de pessoas o tempo todo, e por isso elas são fundamentais na organização. Por isso, é importante que as pessoas sejam capacitadas, reconhecidas e valorizadas pelo seu trabalho. O engajamento de pessoas propicia o crescimento dentro da organização, através da competência, criatividade e produtividade.
Princípio 4 - Abordagem de Processos: Um processo é um conjunto de atividades relacionadas que buscam transformar entradas em saídas. É necessário identificar, analisar, medir e melhorar os processos da organização de forma a realizar uma boa administração das atividades, visando otimizar o desempenho, reduzir erros e buscar agregar a qualidade dos produtos e serviços.
Princípio 5 - Melhoria: Esse requisito é essencial para que uma empresa mantenha os níveis de desempenho para reagir às mudanças em condições internas e externas visando criar novas oportunidades A melhoria envolve a identificação e a eliminação das causas dos problemas, a prevenção de não conformidades e a implementação de ações corretivas e preventivas.
Princípio 6- Tomada de Decisão baseado em Evidências: Todas as atitudes da empresa devem ser feitas a partir da análise de dados e informações bem definidas, dessa forma as organizações fazem escolhas eficazes e com segurança. As decisões tomadas podem englobar um processo bem complexo que envolve alguma incerteza e por isso são necessários fatos, provas e análises de dados que levam a maior objetividade e confiança.
Princípio 7 - Gestão de Relacionamentos: É importante ressaltar que o bom relacionamento com os clientes, fornecedores e equipe também são de suma importância para o crescimento da empresa. Já que, em um sistema de gestão da qualidade, para se obter um funcionamento contínuo a comunicação precisa ser primordial para oferecer um serviço com excelência.
Esses são os 7 princípios da qualidade que devem nortear as organizações que buscam se destacar no mercado e oferecer produtos e serviços de alto valor agregado aos seus clientes.
Agora, se você ainda não utiliza esses princípios, coloque-os em prática e verá a melhoria de todo o sistema de gestão da empresa, garantindo a entrega e produtos e/ou serviços focados na excelência.
N.S.M.P revisado por I.M.O
Referências:
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001. sistemas de gestão da qualidade – requisitos. ABNT, Rio de Janeiro, Dezembro,
ISO.ORG. Quality management principles. Disponível em: <https://www.iso.org/files/live/sites/isoorg/files/store/en>.
DeFeo, Joseph A.Fundamentos da Qualidade para líderes.Joseph M.Juran;tradução:Ronald Saraiva de Menezes; revisão técnica Altair Flamarion Klippel.-Porto Alegre: Bookman, 2015.
BENTO, A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 9001 PARA O DESENVOLVIMENTO E MELHORIA DA EMPRESA SOFTCOM , [S. l.], p. 1-17, 25 abr. 2023.
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