top of page
calibração-de-equipamentos.jpg

Controle de Equipamentos e Análise de Certificados de Calibração


 

Carga Horária: 12 horas

Investimento: R$390,00

OBJETIVOS

O Controle dos equipamentos de medição é necessário para assegurar que os resultados das medições sejam válidos e confiáveis. Sendo assim, os equipamentos precisam ser calibrados contra padrões com rastreabilidade metrológica, utilizando métodos apropriados. Os resultados da calibração são normalmente expressos na forma de um certificado de calibração.

Um certificado de calibração contém diversas informações importantes sobre o equipamento de medição e sobre sua condição após a calibração. Através da análise das informações apresentadas num certificado de calibração, é que se pode concluir sobre a adequação do equipamento à sua utilização no processo ao qual está submetido. Mas, frequentemente, estas informações não são interpretadas e tratadas adequadamente. A mesma situação se aplica aos relatórios de ensaio e aos certificados de materiais de referência.

O curso aborda os itens das normas de gestão da qualidade que possuem requisitos relacionados ao controle dos equipamentos e à confiabilidade das medições, inspeções, testes, ensaios e calibrações. São demonstradas técnicas objetivas para o controle e para a apreciação de certificados de calibração de equipamentos em função dos resultados, erros, correções e incertezas apresentadas nestes, bem como quanto aos intervalos das calibrações.

PÚBLICO ALVO

Pessoal envolvido na atividade de laboratório e de sistema de gestão da qualidade, como gerentes técnicos, gerentes da qualidade, analistas, supervisores, coordenadores, técnicos, auxiliares técnicos, metrologistas, técnicos de Manutenção de Instrumentos de Medição.

METODOLOGIA

O treinamento será realizado por videoconferência online através da plataforma ZOOM com carga horária de 09 (nove) horas. A RMMG encaminhará, previamente, link para acesso dos inscritos.

É responsabilidade de cada participante o acesso e estabilidade da internet durante todo o treinamento, seja em computadores ou smartphone.

Será disponibilizado material didático pra acompanhamento do treinamento que poderá, a critério da RMMG, ser gravado, entretanto não será disponibilizado aos participantes.

Cada inscrição terá direito a apenas 01 (uma) tela de acesso. A câmera deve permanecer ligada durante todo o treinamento e o microfone desabilitado, exceto em momentos de questionamentos ou participação no treinamento.

CONTEÚDO

01. Vocabulário Internacional de Metrologia – VIM  

02. Sistema Internacional de Unidades – SI  

03. Apresentação de resultado (algarismo significativo e regras de arredondamento)

04. Estrutura metrológica (BIPM, INMETRO, RBC, RBLE, acreditação, ...)

05. Sistemas de gestão e requisitos de confiabilidade metrológica (ISO 9001, ISO 10012, ISO 17025, outras)

08. Adequação do instrumento ao uso

09. Especificação de aquisição de serviço de calibração

10. Etapas de análise crítica do certificado

11. Interpretação de certificados diversos.

12. Controle dos equipamentos

13. Orientações e normas aplicáveis

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Formas de pagamento:

- Cartão de Crédito - Via link Pague Seguro.

- Boleto direto da RMMG, Débito Bancário ou PIX.

Obs.: Qualquer uma das opções de pagamento escolhida, o financeiro da RMMG encaminhará o link para pagamento  ou caso opte pelo pagamento via boleto RMMG serão encaminhadas por e-mail.

A opção de pagamento deverá ser informada no formulário de inscrição.

 

Local:

Curso totalmente online e ao vivo.

O acesso será através de um link encaminhado para os inscritos. 

Observações Importantes:

Caso seja necessário Cancelamentos e transferências por parte da RMMG, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor pago será feita integralmente, com prazo de dez dias após a solicitação.
A RMMG reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar programas de acordo com o número de interessados, nestes casos todos os inscritos serão previamente avisados.

Certificado:

A frequência no treinamento é de caráter obrigatório, para que o certificado seja emitido e a RMMG observará se o participante cumpriu a carga horária mínima de 85% de presença no curso.

Caso haja necessidade do participante deixar o treinamento antes do término do mesmo, o motivo de sua saída deve ser comprovada e autorizada pela empresa na qual o participante está vinculado.

Inscrições:

Para se inscrever clique no botão abaixo:

bottom of page