top of page
  • Foto do escritorRMMG

REUNIÃO ANUAL DA SBPC TERÁ VERSÃO VIRTUAL EM JULHO

Conferências, painéis e minicursos compõem a programação do maior evento científico da América Latina.



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) precisou adiar a sua 72ª Reunião Anual. Conhecido como o maior evento científico da América Latina, o evento seria realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no período de 12 a 18 de julho, antes da pandemia decorrente do novo coronavírus. Como alternativa, durante o mês de julho será realizado uma versão reduzida e online do evento.


Para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro, a SBPC organizará, de 12 a 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências, painéis e webminicursos. As conferências e painéis serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhada na página do Facebook da entidade (@SBPCnet).


Serão ofertados 18 minicursos online, sobre temas de diversas áreas do conhecimento. Dois deles serão ministrados por pesquisadores da UFMG:

  • Vírus gigantes: expandindo os limites da virosferas, a cargo de Jônatas Santos Abrahão, Rodrigo Araújo Lima Rodrigues e Paulo Victor de Miranda Boratto;

  • Boatos, mentiras, desinformação e ciência, que será dado por Yurij Castelfranchi e Vanessa Oliveira Fagundes.


O evento virtual será aberto a todos que se inscreverem até o dia 8 de julho e realizarem o pagamento de uma taxa. As atividades contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho. A última, ao vivo pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo.


Entre as conferências de destaque, estão:

  • A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS, proferida pelo médico Dráuzio Varella;

  • As mudanças climáticas e o planeta, por Paulo Artaxo;

  • A educação nos novos tempos, ministrada pelo filósofo Renato Janine Ribeiro.


Os painéis também trazem discussões importantes sobre o momento social e político do País, como A situação da CT&I no Brasil, que será coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e contará com a participação de Pedro Wongtschowski (Mobilização Empresarial pela Inovação), do deputado Alessandro Molon (Cidadania), Sergio Machado Rezende (Universidade Federal de Pernambuco) e Fábio Guedes Gomes (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas).


O Brasil pós-pandemia é outro tema em debate. A sessão, que será coordenada por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, contará com referências da área da saúde, como César Gomes Victora (Universidade Federal de Pelotas), e da sociologia e ciência política, como Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), entre os participantes.


A sessão de abertura da reunião virtual da SBPC será no dia 12 de julho, às 18h30. As conferências e painéis ocorrerão de 13 a 17 de julho.


Confira mais informações e programação completa no site do evento.


Fontes:

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page