top of page
  • Foto do escritorRMMG

INMETRO AMPLIA LISTA DE SERVIÇOS COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL EM ACÚSTICA E VIBRAÇÕES



A Divisão de Metrologia Acústica e Vibrações (Diavi) do Inmetro incluiu novos serviços de acústica e vibração na lista das Capacidades de Medição e Calibração (CMC) no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), expandindo o seu portifólio de serviços metrológicos disponibilizados para a indústria, rede de laboratórios, universidades e centros de pesquisa.


“Esta publicação é o resultado decorrente de uma série de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e melhorias de processos implementados nos últimos anos”, resume Gustavo Ripper, chefe da Diavi.

A lista atualizada de Capacidades de Medição e Calibração (CMC), que é parte do Acordo de Reconhecimento Mútuo, pode ser acessada pelo banco de dados BIPM, no site: www.bipm.org/kcdb/.


Os Laboratórios da Diavi realizam pesquisas científicas e calibração de padrões e instrumentos de medição que dão a confiança necessária a diversas medidas e ensaios de equipamentos e materiais. Os CMCs representam uma importante contribuição para atender a demandas atuais e futuras por medições de diferentes setores industriais, da saúde e do meio ambiente.


As medições são importantes, por exemplo, para a indústria automotiva (medição de vibrações e choques mecânicos, isolamento acústico), para determinar a exposição de trabalhadores a ruídos ou para medir a potência sonora emitida por eletroeletrônicos, além de ter aplicabilidades na Saúde, como em audiômetros e aparelhos auditivos, só para citar alguns.


 

Participação em Comparações Internacionais com outros Institutos Nacionais de Metrologia


A fim de verificar o acordo entre as unidades quantitativas, realizadas pelos padrões nacionais brasileiros de medição, e as respectivas unidades do SI, o Inmetro participa de  comparação de medições que são realizadas em nível internacional entre Institutos Nacionais de Metrologia e dentro de organizações regionais de metrologia (Sistema Interamericano de Metrologia - SIM em particular). Comparações entre INMs realizam um importante papel em estabelecer ou propiciar a confiabilidade nos resultados de calibrações de primeiro nível e recentemente propiciou confiabilidade nos resultados das medições de Acústica e Vibrações em todos os níveis. Em todas as Comparações concluídas, Inmetro mostrou resultados muito bons, obtendo excelente concordância com os valores de referência calculados. Isso deu alta confiabilidade nas incertezas declaradas pelo Inmetro, e apoia o reconhecimento dos certificados de calibração emitidos pelos laboratórios de Acústica e Vibrações do Inmetro.


A Diavi oferece serviços de calibração de instrumentos específicos e de padrão de acústica e de vibrações, demandada por laboratórios credenciados pelo Inmetro junto à Rede Brasileira de Calibração (RBC) e à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE) bem como de outros laboratórios de universidades, centros de pesquisa e indústria.


Fontes:

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page