top of page
  • Foto do escritorRMMG

DIA NACIONAL DA CIÊNCIA: 08 DE JULHO

Dia nacional da ciência nos faz refletir sobre a importância dessa área para o mundo e a desvalorização da pesquisa e da inovação no Brasil.



Desde 2001, quando foi aprovada a Lei nº 10.221, comemoramos o Dia Nacional da Ciência no Brasil em 8 de julho. A partir de 2008, a data se tornou também o Dia Nacional do Pesquisador Científico É também o dia em que foi fundada Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948.


Para começar, a nossa vida seria muito diferente sem a ciência. Não só saberíamos bem menos sobre o mundo, como também teríamos realizado pouquíssimas mudanças no planeta e na forma como o habitamos. A ciência nos deu medicamentos, vacinas e as mais diversas tecnologias, bem como soluções para um amplo leque de problemas enfrentados pelos seres humanos.


Embora os frutos da ciência estejam presentes no nosso dia a dia e possam até ter salvado a nossa vida em algum momento, pouco tempo dedicamos para pensar sobre ela e sobre a importância dos seus profissionais.


Um pouco de conhecimento: O que é ciência?


A ciência pode ser definida como o conjunto de práticas e conhecimentos que obedecem ao método científico, que, por sua vez, é um conjunto de regras e procedimentos que permitem que a produção e correção de saberes seja rigorosa. Com o seu processo sistemático de produção e verificação de conhecimento, a Ciência se opõe a "achismos", opiniões e crenças.


Como afirmou o cientista Carl Sagan, "A ciência é uma maneira de pensar, muito mais do que um corpo de conhecimento". Essa forma de pensar é questionadora, curiosa, cética, metódica. E essas qualidades precisam ser aplicadas às pesquisas e experimentos científicos.


Ao realizar uma pesquisa, o cientista deve não só seguir uma metodologia, como descrevê-la minuciosamente. Assim, outros cientistas poderão chegar aos mesmos resultados e confirmar as descobertas da pesquisa – ou encontrar outras conclusões e refutar as descobertas do colega.


Quando a comunidade científica (ou pelo menos quase toda a comunidade científica) entra em consenso em relação a um novo conhecimento, após diversas pesquisas e experimentos, este saber é considerado verdadeiro.


Desenvolvimento da Ciência no Brasil


Dados indicam que não estamos valorizando os cientistas no Brasil. Enquanto países como Coreia do Sul, Japão, Suíça, Finlândia, Israel e Áustria investem mais de 3% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e inovação, o Brasil destina apenas 1,3% a essa área.

É o que revelou um estudo da Unesco, que mostrou também o nosso baixo número de pesquisadores por milhão de habitantes. Neste ponto, estamos atrás de países com PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) bem menores que o nosso, como é o caso de Ucrânia e Marrocos.


Os países desenvolvidos já entenderam que investir em ciência é promover o desenvolvimento econômico e social, por isso, têm dedicado cada vez mais recursos ao setor de pesquisa e inovação. Já o Brasil tem seguido na direção contrária. Este ano, no Dia Nacional da Ciência, precisamos não só comemorar a data e celebrar a ciência e os nossos cientistas, mas repensar a estratégia adotada pelo país.


Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.


Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Por meio das Secretarias Regionais, são realizadas ainda outras atividades de difusão científica. A entidade também contribui para o debate permanente das questões relacionadas à área por meio de diversas publicações, como o Jornal da Ciência, a revista Ciência e Cultura, o portal na internet, e a edição de livros sobre temas diversos relacionados à ciência brasileira


Para celebrar a data, a SBPC convida e estimula toda a comunidade científica brasileira a se mobilizar online neste dia – ou em um dia próximo -, organizando e participando de atividades culturais e manifestações públicas na internet em defesa da ciência e da educação. Veja a programação e participe!


Atividades nacionais:


8 de julho, às 17h – Lançamento do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”

Transmissão: Youtube da SBPC


As Secretarias Regionais da SBPC estão se mobilizando com atividades.


Fontes:


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page