Alysson Paolinelli - Revolução Agrícola Tropical, Sustentabilidade e Paz

O visionário da revolução agrícola tropical. Assim pode ser chamado Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, agrônomo, professor universitário, Secretário de Agricultura/MG e depois Ministro da Agricultura.

Nessas andanças levava um sonho: viabilizar uma tecnologia agrícola tropical, até então inexistente, e assim buscar a autossuficiência alimentar do Brasil, na época um importador de alimentos básicos.

Desse impulso que nasceu a revolução agrícola tropical, liderada por Paolinelli nos anos 1970, e que se projetou pelas décadas seguintes, tornando o país protagonista da agricultura e da segurança alimentar mundial, além de contribuir para a maior parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas.

Por esse legado, Paolinelli está sendo indicado para o Nobel da Paz 2021.

A indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee) pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), professor Durval Dourado Neto.



Trata-se de um líder brasileiro provedor da paz em nível mundial, tanto no passado com o desenvolvimento da Agricultura Sustentável no Cerrado preservando a Amazônia, como no presente e no futuro liderando o Projeto Biomas na Academia como Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LOCALIZAÇÃO

Rua Maranhão, 1131 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG. CEP 30150-331

(31) 2512 - 4800

eventos@rmmg.org.br​

CONTATO

Se ficou alguma dúvida quanto à nossos serviços, ou queira orçamento de nossos cursos In-company, deixe abaixo uma mensagem para nós! Te responderemos o mais breve possível.