20 de Maio, dia Mundial da Metrologia





Dia 20 de Maio foi o dia Mundial da Metrologia e você sabe a importância dela no seu dia a dia? Consegue imaginar como seria o mundo se não houvesse a certeza das medidas ao nosso redor?


A metrologia nada mais é do que a ciência que estuda a medição de grandezas que existem em nosso dia a dia. Tem como foco principal prover credibilidade, confiabilidade e qualidade às medidas. Diferentemente do que é estereotipado, a metrologia não está relacionada somente a indústrias, mas é muito atrelado ao nosso cotidiano, afim de identificar instrumentos de medição que nos afetam direta e indiretamente.


Junior (2018) cita em seu artigo exemplos da aplicação da metrologia em nosso cotidiano, como:

· Os produtos existentes no supermercado, que são baseados em peso;

· Ao abastecer os veículos, a quantidade é referente ao volume de combustível;

· Nossa conta de energia, telefone ou internet é fundamentada na métrica do consumo mensal;

· Na medicina, muitas vezes, os pacientes necessitam ingerir alguns medicamentos, e é importante que estejam na dosagem certa. Os laboratórios produzem estes medicamentos compostos pela quantidade correta de cada substância.


São muitos os exemplos que envolvem a metrologia em nossa vida. Sem ela não seria possível garantirmos por exemplo, que quando pagamos por 1 kg de arroz, dentro da embalagem há realmente 1 kg, já que não haveriam leis que obrigassem que o fabricante imprima a quantidade correta nas embalagens dos alimentos.


A subárea que trata dessas leis é a Metrologia Legal. De acordo com o Inmetro, a Organização Internacional de Metrologia Legal - OIML descreve o termo "Metrologia Legal" como: “parte da metrologia que trata das unidades de medida, métodos de medição e instrumentos de medição em relação às exigências técnicas e legais obrigatórias, as quais têm o objetivo de assegurar uma garantia pública do ponto de vista da segurança e da exatidão das medições”.


Desta maneira, o Estado se preocupa em construir políticas públicas relacionadas à metrologia, a fim de verificar que os instrumentos utilizados para medir estão em condições de indicar medidas corretas. No Brasil, a política pública responsável pela metrologia e qualidade é planejada pelo Instituto nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e exercida pelos estados, através dos Institutos de Metrologia e Qualidade e pelas Redes Metrológicas.


Metrologia X Qualidade

A metrologia está diretamente relacionada à qualidade, visto que uma complementa a outra. É muito difícil imaginar um produto confiável que não utilize diversos tipos de medições, em diferentes etapas do processo para garantir a confiabilidade, impactando diretamente na capacidade de produção, qualidade e gestão de custos da empresa.


A Rede Metrológica de Minas Geais (RMMG) preza pela qualidade através da metrologia aplicada aos laboratórios de ensaio e calibração auxiliando na manutenção do sistema de gestão da qualidade, certificação e treinamentos.


Através da manutenção e importância da Metrologia é possível obter resultados, indicadores e métricas confiáveis, possibilitando a melhoria continua no seu processo, bem como tomada de decisões afirmativas e eficazes.



Referências:

https://softwaredecalibracao.com.br/blog/importancia-da-metrologia-cotidiano-saude-e-industria/

https://siberiaequipamentos.com.br/blog/a-importancia-da-metrologia/

http://www.inmetro.gov.br/metlegal/definicao.asp

10 visualizações