QLAB

De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2017 – 2018, feita pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD, o investimento em capacitação e desenvolvimento de funcionários nas empresas brasileiras cresceu 21% em relação a 2016.

O capital humano é hoje um dos ativos mais valorizados de uma empresa uma vez que eles são os principais responsáveis pela entrega dos produtos de forma competente e com qualidade.

Investir neste capital humano nas competências necessárias deve ser um dos principais objetivos estratégicos da alta direção.

Obviamente preservar este investimento realizado nos treinamentos abertos ou in company é uma decisão estratégica para a melhoria da qualidade de seu negócio.

Mas isso não é o suficiente, pois hoje se perde mais de 30% do que se aprendeu nos treinamentos ao longo de um ano.

Exatamente para preservar o investimento realizado pelo Laboratório, a Rede Metrológica de Minas Gerais desenvolveu o QLAB.

Convidamos sua empresa a participar do programa QLAB - QUALIFICAÇÃO CONTINUADA DE LABORATÓRIOS. Este programa visa manter seu laboratório conectado e atualizado com a participação em seminários executivos ao longo do ano de 2020.

Serão 6 seminários com os temas mais impactantes para os laboratórios que almejam o alto padrão de desempenho e qualidade.

O escopo destes seminários busca, de forma executiva, repasse dos tópicos importantes e as evoluções do tema abordado que o corpo técnico do laboratório participou ao longo do tempo. Preservando-o quanto a perda de conteúdo.

Além disso, os seminários técnicos serão realizados de acordo com:

- Análises das questões encaminhadas pelos participantes antecipadamente ao mediador/ instrutor;

- Dinâmicas e/ou estudo de caso (modelo Harvard) para trabalho de consolidação do tema abordado;

- Repasse dos tópicos importantes e as evoluções do tema abordado;

E por fim, um encerramento com a participação da turma e emissão de um certificado para o participante e para o laboratório.

Tópicos que serão abordados:

 

Gestão de Pessoas: É o tema mais comum na formação e evolução de equipes de trabalho, esta tratativa que desafia todos os gestores será abordada de maneira prática embasada em modelos teóricos atuais e adequado ao ambiente laboratorial

 

Gestão de equipamentos: Como gerenciar a grande quantidade de equipamentos que todo laboratório possui? Trataremos de forma prática os desafios na gestão dos equipamentos do laboratório através dos itens 6.2 – Pessoal e 6.4 – equipamentos da norma 17025:2017, com estudo de casos reais. São temas de relevância dentro da norma e que podem contribuir na gestão crítica dos laboratórios.

 

Incerteza: Tema desafiador para todos os laboratórios. Quem ainda não teve dúvidas em sua modelagem?

Através de cases trazidos pelos participantes e/ou elaborados pelo instrutor com intuito de desmistificar as dificuldades dos laboratórios no desenvolvimento dos cálculos, facilitando desde a elaboração até o acompanhamento das planilhas em diversas áreas.

 

Validação: Como saber se as validações escolhidas para determinado ensaio são as melhores? Quando validar? Porque validar? Serão abordadas as necessidades e importância de se validar um método, bem como técnicas estatísticas para análise dos dados de forma cotidiana.

 

Gestão de Risco: Saber o que é risco e saber como tratar o risco é a grande novidade nos Sistemas de Gestão da Qualidade. Além disso, este tópico ainda causa muitas dúvidas entre os laboratórios e configura um dos maiores índices de não conformidades.

Apesar de controverso, a inclusão da gestão de risco nas normas 9001 e 17025, principalmente para quem tenta buscar o gerenciamento de risco explorado pelo PMI, é adequá-lo as normas da qualidade. Até então, o tema foi exposto superficialmente como ação preventiva. Com as dúvidas dos laboratórios e ajuda do mediador com suas experiências vivida iremos abordar o tema de forma atual. 

Serão abordados ainda, casos levantados no cotidiano dos laboratórios e ferramentas usuais para tratamento dos mesmos, auxiliando na identificação mais apropriada para cada caso.

 

Análise de causa raiz: Muitos dos nossos problemas vividos têm uma causa que não conseguimos abordar e tratamos o efeito e não a causa. Sendo assim, serão abordados temas do cotidiano com casos reais e importância do tratamento e levantamento correto de análise de causa raiz um dos maiores vilões nas auditorias.

 

Auditoria Interna / Certificação: Importância de auditorias internas a fim de minimizar não conformidades recorrentes na acreditação e/ou reconhecimento

Com o objetivo de demonstrar a importância das auditorias internas nos laboratórios, será explorado o tópico 8.8 na norma. As mesmas devem ser planejadas com o objetivo de cumprir com os requisitos de gestão do próprio laboratório, implementando ações corretivas apropriadas, reduzindo possíveis não conformidades advindas de auditorias externas, como as de certificação e acreditação.

 

Tratamento de Não Conformidade: Muitos dos levantamentos realizados no dia-a-dia do laboratório não são tratados como não conformidade e quando tratados não são solucionados corretamente. Sendo assim, serão abordados temas com casos reais e importância do tratamento e levantamento correto das principais NC’s que aparecem nas auditorias das certificadoras, RMMG e INMETRO.

 

PEP / MRC: Desafios, dificuldades e importância da participação em ensaios de proficiência e uso de material de referência certificado para laboratórios

Com o objetivo de alinhar as perspectivas entre o laboratório e o provedor, será discutido o item 7.7 da norma a respeito da garantia da validade dos resultados, através de uma troca de experiências abordando os desafios e maiores dificuldades envolvendo a participação em ensaios de proficiência e uso de MRC

 

Produtos e Serviços: Como assegurar a utilização de produtos e serviços adequados? Como assegurar uso de padrões corretos? Como escolher um padrão? Serão abordados neste item, as conformidades ao requisito 6.6 da norma, esclarecendo as principais dificuldades dos laboratórios.

 

Alta Direção: Serão abordados temas relacionados com a importância da Integração da alta direção e seu envolvimento com o Sistema de Gestão da Qualidade. Passando rapidamente por gestão de pessoas e equipe, gestão de laboratórios frente aos desafios atuais da legislação e necessidades de redução de custo, auxiliando-os no direcionamento da empresa.

 

Marketing: No mundo dos negócios não basta ter a assertividade e a qualidade nos resultados apresentados, é extremamente importante no século XXI ter vários canais de comunicação com clientes e prospects de tal forma que possa apresentar sob a ótica do cliente os diferenciais competitivos dos serviços e produtos prestados pelo laboratório. Serão tratados casos dos participantes e/ou trazido pelo mediador de como ideias simples podem gerar bons resultados.  

 

BENEFICIOS para os Laboratórios que participarem do QLAB.

  • Baixo investimento para um resultado estratégico de valor.

  • “Revitalização” dos conhecimentos do colaborador que já foi alvo de treinamento no tema.

  • Cumprimento do requisito 6.2 da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 promovendo a qualificação de seu pessoal em diversas áreas da norma.

  • Possibilidade de indicar o melhor colaborador para o tema em questão, ou seja, pode ter mais de um colaborador participando do programa potencializando o conhecimento de cada um.

  • Instrutor/mediador com experiência prática no tema em questão.

  • Análise da(s) questão(ões) que o laboratório tenha enviado sobre o tema. Será analisado em sala, preservando a confidencialidade quanto a fonte.

  • Relacionamento com outros profissionais que aderiram ao QLAB.

  • Maior confiabilidade dos resultados envolvidos.

  • Maior responsabilidade perante o cliente.

  • Envolvimento da equipe em questões relativas a qualidade, com discussão de problemas e soluções que fazem parte da rotina dos laboratórios.

Seu laboratório não pode ficar fora desta oportunidade.

 

Consulte-nos para saber mais detalhes.

 

Consultoria / Treinamento

(031) 2512-4800

consultoria@rmmg.org.br / treinamento@rmmg.org.br