Boas Práticas na Implementação de Ação Corretiva e Preventiva
Apresentar os conceitos relacionados à identificação, registro e tratamento das ações corretivas e preventivas em conformidade com o Sistema Gestão da Qualidade Laboratorial, segundo os requisitos das normas ISO/IEC 17025:2017 e ISO 9001:2015 e preparar o participante para entender conceitualmente as diferenças essenciais entre a ação corretiva e a ação preventiva, quanto aos seus objetivos, fontes e metodologias.
PÚBLICO ALVO
Gerentes e profissionais de todas as áreas de atuação, envolvidos diretamente com a elaboração, implementação, execução e gerenciamento de Sistema de Gestão da Qualidade.
METODOLOGIA
A metodologia tem base em exposição oral de conceitos, estudos de caso, discussão, resolução de dúvidas, posicionamento dos participantes com relação às boas práticas e exercícios voltados à demanda atual do mercado. As aulas são teórico-expositivas com discussões e interações que agregam o conhecimento e complementam as informações dadas em sala. No dia do curso, o aluno recebe uma apostila de apoio para acompanhar os slides apresentados e fazer as devidas observações.
CONTEÚDO
Conceitos e aplicações da ação corretiva e ação preventiva na melhoria da gestão da qualidade, gestão ambiental e da segurança laboratorial;
As principais fontes de ação corretiva e ação preventiva;
O processo de identificação e implementação de ações corretivas e preventivas;
A responsabilidade Gerencial pelo processo de melhoria, por meio de ações corretivas e preventivas;
Implementação e tratamento de ações corretivas e preventivas;
A análise crítica e definição da abrangência, considerando o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial;
Registro das ações corretivas e preventivas;
Administração do processo de ações corretivas e preventivas;
Follow-up e verificação e registros das eficácias das ações tomadas;
Os desafios do desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua;
Estudos de casos.