Boas Práticas de Pesagem
Copiar

Apresentar recomendações de boas práticas de pesagem e conceitos de metrologia aplicados a instrumentos de pesagem e pesos padrão. Cuidados no processo de seleção e utilização de balanças empregadas em processos de pesagem de alta exatidão.

PÚBLICO ALVO


Técnicos de Laboratório; Gerentes e Supervisores de Garantia da Qualidade; Gerentes de Manutenção e Metrologia; Técnicos de Laboratório; Usuários de Balanças.


METODOLOGIA


A metodologia tem base em exposição oral de conceitos, cases, discussão, resolução de dúvidas, posicionamento dos participantes com relação às práticas do mercado e exercícios voltados à demanda atual do mercado. As aulas são teórico-expositivas com discussões e interações que agregam o conhecimento e complementam as informações dadas em sala. No dia do curso, o aluno recebe uma apostila de apoio para acompanhar os slides apresentados e fazer as devidas observações.


CONTEÚDO


01. Conceitos básicos de metrologia em massa; 02. Rastreabilidade da grandeza massa; 03. Diferenças entre os conceitos de calibração, ajuste, confirmação metrológica e verificação de balanças; 04. Normas e regulamentos aplicados a balanças e peso-padrão no âmbito da metrologia científica e legal (EURAMET/cg-18/v.02 Guidelines on the Calibration of Non-Automatic Weighing Instruments, Portarias Inmetro nº 236 e Recomendação OIML R76 aplicadas a balanças, Portarias Inmetro nº 233 e Recomendação OIML R111 aplicadas a pesos padrão); 05. Fatores que influenciam na exatidão de um processo de pesagem; 06. Características técnicas de balanças: fatores determinantes para seleção de uma balança, especialmente quando empregada em processos de pesagem de alta exatidão (ex.: balanças analíticas).Cuidados na instalação e manuseio de balanças; 07. Calibração de balanças: aspectos importantes a serem observados na calibração de balanças, exemplos de certificados de calibração, diferença entre ajuste e calibração;Certificado de calibração: como interpretar; 08. Confirmação metrológica: como verificar se a exatidão de uma balança atende às tolerâncias de processo definidas pelo usuário; 09. Procedimento rotineiro para verificação da balança entre calibrações, assegurando que o instrumento continue operando em conformidade às tolerâncias de processo; 10. Classificação de pesos padrão conforme Recomendação Internacional OIML R111-1; 11. Principais características técnicas de pesos padrão; 12. Escolha da classe de peso padrão apropriada para a verificação e calibração de balanças.

16 horas