top of page

Para você que gosta de Carro: As Três Grandes Disrupções da Indústria Automotiva.


Mauro Gomes Baleeiro: Digitally Savvy Board Member. Senior Advisor. Liderança, governança, estratégia e inovação. Gestão lean, ágil, digital, exponencial. Expert de engenharia. Coach.

Introdução: A minha relação com a indústria automotiva

Não sou um expert da indústria automotiva. Apenas um especialista em estratégia e inovação e um estudioso das teorias da disrupção do Professor Clayton Christensen em Harvard. Não obstante, tenho o orgulho de dizer que a minha trajetória profissional teve início justamente no setor automotivo, como Assistente do Diretor Técnico da Implantação do Complexo Industrial da FIAT em Betim-MG, de 1974 a 1976. Em 1997 fui transferido para Xerém, no Rio de Janeiro, onde atuei como Gerente de Projeto da Expansão e Reforma da FIAT DIESEL (fábrica de caminhões na antiga FNM – Fábrica Nacional de Motores). Deixei a FIAT em meados de 1978 para trabalhar na ABB, uma multinacional suíço-sueca de automação e robótica.

Mais tarde, em 1986, viajei para o Japão para estudar o Sistema Toyota de Produção. Tive o privilégio de ser aluno de Taiichi Ohno e Shigeo Shingo, os pais do Kanban, do Pokayokê e do Just-in-Time da Toyota, além de Yasuhiro Monden da Universidade de Tsukuba. Talvez esta tenha sido a mais rica, densa e fascinante experiência de aprendizado da minha vida, porque envolveu não apenas os aspectos técnicos de engenharia industrial e dos princípios filosóficos de gestão, da manufatura enxuta e flexível (“lean”), que revolucionaram a indústria no mundo daí em diante, mas sobretudo pela oportunidade de começar a entender a cultura japonesa e a sua história milenar.



Acesse o link e saiba mais:


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page