top of page

Ipem de MG e do ES recebem visita da alta gestão do Inmetro


O presidente do Instituto, Marcos Heleno, destacou a importância dos convênios de delegações para o fortalecimento das ações de avaliação da conformidade e da metrologia em todo o País

Ao visitar o Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem-MG), na última segunda-feira (10/05), o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior, destacou a importância dos convênios de delegação com os Ipem para o fortalecimento das ações de avaliação da conformidade e da metrologia em todo o País. “Para que o Inmetro funcione em todas as suas áreas é fundamental que os Ipems mantenham relacionamento cada vez mais próximo com os setores produtivos e difundam as normas dos itens comercializados. Essa vigilância de mercado, que é transversal, fortalece a economia como um todo, para que o Brasil tenha produtos com maior valor agregado”, enfatizou.

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, ressaltou que a troca de experiências entre os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBML-I) contribui para o contínuo crescimento dos órgãos delegados. “Como os problemas vivenciados entre os Ipem costumam ser parecidos, o intercâmbio de conhecimento contribui na resolução dessas questões, para que os órgãos delegados prestem, cada vez mais, um melhor trabalho em prol da sociedade”, destacou Melissa.

Alinhamento com o governo federal

Durante a visita à sede do Ipem, no município de Contagem, a equipe do Inmetro conheceu os laboratórios de pré-medidos, de umidade de grãos, de energia elétrica, de calibração de balanças (1mg a 100kg) e de pesos-padrão (1mg a 20kg), bem como o posto fixo para a verificação de caminhões-tanques.

Na oportunidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, reforçou que, como instituição delegada do Inmetro em Minas, a aproximação com o governo federal garante um alinhamento das atividades e ações de forma regionalizada. ““O Ipem-MG tem se aproximado cada vez mais dos empreendedores mineiros. É muito importante agirmos na prevenção, mostrando as boas práticas nas atividades econômicas”, declarou Passalio.

Ipem/ES

No último dia 11/5 (terça-feira), foi a vez da diretoria do Inmetro visitar o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), para o lançamento do simulador de pista para verificação de taxímetros. Estiveram presentes os diretores de Metrologia Legal (Dimel), Periceles Vianna, de Avaliação da Conformidade (Dconf), Lenilton Correa, o assessor da presidência, Marcelo Pagotti, e o coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Carlos Otavio Afonso. Eles foram recebidos pelo diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page