top of page

Entenda de vez o que são não conformidades e trabalho não conforme.

Atualizado: 17 de fev. de 2023


O processo de interpretação de normas da qualidade é sempre um ponto crítico. Principalmente quando os assuntos são correlatos como é o caso das não conformidades e do trabalho não conforme. Então para facilitar, e começar a entender, vou explicar o que é um requisito.

De acordo com o item 3.6.4 da norma ABNT NBR ISO 9000:2015, nada mais é do que uma “necessidade ou expectativa que é declarada, geralmente implícita ou obrigatória”.

Agora que compreendemos o que é um requisito, ainda seguindo com a norma ABNT NBR ISO 9000:2015, outro conceito importante é o de Não Conformidade, que de acordo com o requisito 3.6.9 define como “o não atendimento de requisito” específico, de uma forma geral, que não impactam ou não causam risco nas atividades. Os requisitos podem ser definidos em procedimentos, acordado com cliente, em normas, autoridades reguladoras ou autoridades que fornecem reconhecimento.

A Não Conformidade é bastante abrangente e a distinção entre o seu conceito e “defeitos”, também se faz importante. Seguindo na mesma norma, porém mencionado no item 3.6.10, o defeito está “relacionado a um uso pretendido ou especificado”. E apesar de um defeito ser sempre considerado uma não conformidade o contrário nem sempre acontece. Por exemplo, caso ocorra um erro durante o processo de fabricação de um produto e mesmo que o produto saia aparentemente perfeito, sem nenhuma alteração quanto ao esperado para ele, assim, mesmo que o produto não apresente defeitos o erro será uma não conformidade.

E finalmente o trabalho não conforme, que está na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 no item 7.10.1, ocorre “quando qualquer aspecto das atividades de laboratório ou os resultados deste trabalho não estiverem em conformidade com seus próprios procedimentos ou com os requisitos acordados com o cliente. ” Ou seja, são aqueles que podem comprometer ou colocar em risco as atividades que os laboratórios realizam sendo elas de ensaio, calibração ou amostragem. Este também está diretamente relacionado a um não atendimento aos requisitos, porém mais especificamente impactando no produto final.


Escrito M.N.R e revisado por I.M.O


Referências:

ABNT NBR ISO 9000:2015, Sistemas de gestão da qualidade — Fundamentos e vocabulário.

ABNT NBR ISO 9001:2015, Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos.

ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page