top of page

Dicas para Declaração do Imposto de Renda


Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda, é importante estar atento às dicas para não cair na malha fina ou perder possíveis deduções. Abaixo estão algumas orientações importantes para quem precisa declarar o Imposto de Renda no Brasil.

1. Reúna todos os documentos necessários: antes de iniciar a declaração, é importante ter em mãos documentos como comprovantes de renda, de despesas médicas e de educação, entre outros.

2. Fique atento aos prazos: o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2023 começa no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio de 2023. É importante se programar para não deixar a declaração para a última hora!

3. Preencha corretamente todos os campos da declaração, evitando erros que possam levar a problemas com a Receita Federal.

4. Declare todas as fontes de renda: informe todas as fontes de renda, mesmo que elas sejam isentas de impostos como, ações trabalhistas, ações judiciais, prêmios, acerto, indenização (por desligamento no trabalho), pensão alimentícia.

5. Deduza as despesas médicas e educacionais: despesas com saúde e educação podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Certifique-se de informá-las corretamente na declaração.

6. Informe os bens e direitos: informe todos os bens e direitos de valor significativo, como imóveis, veículos, dinheiro em conta bancária, direitos financeiros (participação em empresas) e investimento em ações.

7. Não se esqueça das doações: se você fez doações ao longo do ano, é importante informá-las na declaração.

8. Mantenha todos os comprovantes: é importante guardar todos os comprovantes utilizados na declaração, pois a Receita Federal pode solicitar a apresentação deles posteriormente.

Seguindo essas dicas, é possível declarar o Imposto de Renda com segurança e evitar problemas com a Receita Federal. Vale lembrar que é sempre importante buscar orientação de um profissional contábil para garantir a melhor declaração possível.


Referências:

Receita Federal do Brasil. Guia do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/guias/orientacoes-gerais/guia-do-imposto-de-renda-pessoa-fisica-2022


Portal Contábeis. Imposto de Renda: confira as principais dicas para não errar na hora de declarar. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/noticias/48269/imposto-de-renda-confira-as-principais-dicas-para-nao-errar-na-hora-de-declarar/


Empresa de Valor WSC Contabilidade: QUEM É OBRIGADO A DECLARAR IMPOSTO DE RENDA? VEJA SE VOCÊ PRECISA! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-OZmDPN_p0



D.G.D revisado por K.A.V

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page