top of page

Como as organizações se beneficiam com os treinamentos


TREINAMENTO! Essa é a palavra-chave. Ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás, a cada dia que passa os treinamentos ficam mais distantes de uma mera preparação técnica. É além disso, é o desenvolvimento do capital humano que ao adquirir novos conhecimentos desenvolve de maneira mais eficaz habilidades e competências que irão contribuir para maior competitividade das organizações no mercado de trabalho.

O profissional do RH tem um papel relevante neste contexto, é ele que irá projetar os programas de treinamento que devem estar embasados nos seguintes pilares:

Note que todos estão inseridos quando o assunto é treinamento. Mas, deve-se ressaltar a participação das chefias nesta importante missão comandada pelo RH, principalmente em valorizar e contribuir com os objetivos do treinamento.

Os desafios são reais, afinal, trata-se do processo de aprendizado do adulto, que por si só sugere uma bagagem de conhecimento já adquiridos ao longo de sua vivência.

A boa notícia, é que nada se perde. Isso mesmo! A Andragogia, que é a Ciência que se aplica ao ensino de adultos, garante a adequação do processo de aprendizagem ao perfil, e inclui nos treinamentos o aproveitamento das experiências dos participantes.

Por fim, para ressaltar ainda mais a importância dos treinamentos no que tange ao crescimento das organizações, é interessante citar a reflexão de um importante cientista, escritor, e um dos líderes da Revolução Americana - Benjamin Franklin – que certa vez disse: “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. Ele estava certo! Segundo um estudo realizado em Harvard (Outubro, 2019), para consolidar um aprendizado é importante que as organizações conheçam a real necessidade do treinamento, bem como, a melhor forma de executá-lo - metodologia, instrutória e conteúdo -. Isso com certeza irá reduzir perdas com aprendizagem e desenvolvimento.


Ainda segundo o estudo, existem alternativas para contornar os desafios dos treinamentos, quando o assunto é efetividade, dentre elas a customização do conteúdo e a oferta adequada do curso – expositiva, workshop ou estudo de caso -. Estas sugestões de melhoria na capacitação dos colaboradores, são familiares a RMMG, que promove de maneira assertiva programas de treinamentos construídos após conhecer bem o perfil dos seus clientes e propor não apenas treinamentos, mas soluções de acordo com cada necessidade apresentada e na melhor forma para o resultado objetivado.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page