A ISO22000 - Gestão de Segurança de Alimentos foi criada em 2005 em uma parceria da ISSO (International Organization for Standardization), com a GFSI (Global Food Safety Initiative) e a CIAA (Confederation of Food and Drink Industries of the European Union) e foi baseada nos sete passos do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, ou na sigla em inglês, HACCP – Hazard Analysis of Critical Control Point), definidos em 1962 durante um fórum internacional organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) em conjunto com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a fim de criar normas para a produção, manuseio e fornecimento de alimentos de forma a proteger a saúde da população e remover barreiras tarifárias.
A gestão de segurança dos alimentos contribui na prevenção, controle e eliminação dos riscos que podem ocorrer durante todo o processo de produção além dos relacionados ao APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e apresenta uma nova concepção de risco concernente tanto ao nível de negócios quanto ao operacional. Sendo assim, o controle apropriado de toda a cadeia alimentar é essencial. A norma se adéqua a todos os negócios do segmento, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.
A nova versão foi publicada em 19 de junho de 2018 e as empresas que possuem o certificado na ISO 22000:2005 têm até três anos para realizar a transição, contados a partir da data de publicação. As empresas certificadas irão perceber que muito dos requisitos permanecem os mesmos, porém, existem alguns novos requisitos e outros que foram atualizados.
Principais mudanças na ISO 22000:2018
· A ISO 22000:2018 aplica a Estrutura de Alto Nível (HLS – High Level Structure) da ISO, comum para todas as normas ISO. Sendo assim, será mais fácil a integração com outros sistemas de gestão.
· Algumas mudanças são induzidas pelo HLS, mas, além disso, há algumas que são específicas para a gestão de segurança de alimentos.
Quais são os benefícios da norma?
· Introduz processos reconhecidos internacionalmente em seus negócios;
· Proporciona a fornecedores e envolvidos mais confiança em relação aos seus controles de risco;
· Implementa controles de risco em toda a sua cadeia de suprimentos;
· Introduz transparência na prestação de contas e responsabilidades;
· Melhora e atualiza continuamente seus sistemas para que eles se mantenham eficazes.
Comece seu processo de transição:
A Rede Metrológica de Minas Gerais possui vasta experiência em consultoria no acompanhamento da implementação, soluções inovadoras, metodologia própria, através de consultores capacitados e experientes, a RMMG assessora empresas e laboratórios nas diversas fases dos processos produtivos.
Etapas recomendadas para a transição:
· Acompanhe e conheça os requisitos da norma ISO 22000:2018;
· Certifique-se que a empresa possua profissionais treinados e que compreenda os a norma para realizar a sua transição;
· Identifique as oportunidades que são necessárias para atender aos novos requisitos da ISO 22000:2018 e dar início a implementação;
· Programe ações para que o sistema de gestão esteja sempre atualizado para atender às mudanças da norma.
Referências utilizadas:
Sistemas de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos - ISO 22000:2018.
Comentários