Carga Horária: 16 horas
Gerenciamento de Projetos
OBJETIVOS
PÚBLICO ALVO
Discutir as melhores práticas e metodologias para gerenciamento de projetos apoiada em conceitos atuais e ferramentas práticas que permitem argumentar sua viabilidade, planejar e documentar sua execução e manter um acompanhamento efetivo do desenvolvimento das atividades de um ou de vários projetos, assegurando que os objetivos sejam atingidos, que os recursos sejam adequadamente dimensionados e sincronizados e que os prazos sejam cumpridos.
Gerentes, engenheiros, técnicos, coordenadores, administradores, analistas e demais pessoas que atuam direta ou indiretamente com projetos, qualquer que seja a área (indústria, varejo, serviços, governo, eventos, novos produtos, sistemas, finanças, etc.).
METODOLOGIA
A metodologia tem base em exposição oral de conceitos, cases, discussão, resolução de dúvidas, posicionamento dos participantes com relação às práticas do mercado e exercícios voltados à demanda atual do mercado. As aulas são teórico-expositivas com discussões e interações que agregam o conhecimento e complementam as informações dadas em sala. No dia do curso, o aluno recebe uma apostila de apoio para acompanhar os slides apresentados e fazer as devidas observações.
CONTEÚDO
1. Princípios do Gerenciamento deProjetos
Conceitos Básicos do Gerenciamento deProjetos
Definição de Projeto e Gerenciamento deProjetos
Exemplos de Projetos
Rotinas x Projetos
Portfólio e Programas
Benefícios do Gerenciamento de Projetos
Principais Fatores de Sucesso em Projetos
2. PMI – Project Management Institute
Os propósitos do PMI
Os capítulos do PMI
A certificação Project Management
Professional – PMP
3. Ciclo de Vida de um Projeto
Conhecendo o Ciclo de Vida dos Projetos
Características do Ciclo de Vida
Grupo de Processos Iniciação,Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento.
Sobreposição dos Grupos de Processos emuma Fase
4. Estruturas de Gerenciamento de Projetos
Stakeholders: Definição
Características dos Stakeholders
Habilidades do Gerente de Projetos
Estruturas Organizacionais em Projetos
Definição de Project Management Office
5. PMBoK e as Áreas de Conhecimento
Escopo;
Tempo;
Custo;
Qualidade;
Risco;
Recursos Humanos;
Comunicações;
Aquisições;
Integração.
6. O Passo-a-Passo do Gerenciamento de Projetos - Fase de Definição
Origem do Projeto
O que contém um Project Charter ?
Criando o Termo de Abertura do Projeto
Aprovação e Autorização do Projeto
7. Fase de Planejamento
Scope Statement (Declaração do Escopo)
WBS - Working Breakdown Structure
Definindo Lista de Atividades do Projeto
Estimativas de Prazos
Método do Diagrama de Precedências(Precedence Diagramming Method)
Estimativas de Recursos
Estimativas de Custos do Projeto
Análise de Riscos
Planejamento da Qualidade
Estimativas de Recursos
Caminho Crítico (CPM – Critical PathMethod)
Crashing e Fast Tracking
Planejamento das Contratações
Planejamento das Comunicações
O Plano do Projeto
8. Fase de Acompanhamento e Controle
Acompanhamento e Controle de Indicadores
Controlando as Mudanças de Escopo, Custo,Qualidade, Prazo e Riscos
Relatórios de Performance do Projeto
9. Fase de Finalização
Encerrando Contratos
Desmobilização da Equipe do Projeto
Auditoria do Projeto, Aprendizados e Lições
Encerramento do Projeto
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Formas de pagamento:
- Boleto ou Cartão de Crédito - Via link Pague Seguro abaixo.
- Boleto direto da RMMG ou Débito Bancário.
Obs.: Caso opte pelo pagamento via boleto via RMMG ou débito bancário as informações serão encaminhadas por e-mail.
A opção de pagamento deverá ser informada no formulário de inscrição.
Local:
Curso totalmente online e ao vivo.
O acesso será através de um link encaminhado para os inscritos.
Certificado:
A frequência no treinamento é de caráter obrigatório, para que o certificado seja emitido e a RMMG observará se o participante cumpriu a carga horária mínima de 85% de presença no curso.
Informações:
Por meio do e-mail rmmg@rmmg.org.br