4º Encontro

Auditoria Interna e Certificação

Tratamento de Não Conformidade

Análise de Causa Raiz

AUDITORIA INTERNA E CERTIFICAÇÃO

 

IMPORTÂNCIA DE AUDITORIAS INTERNAS A FIM DE MINIMIZAR NÃO CONFORMIDADES RECORRENTES NA ACREDITAÇÃO E/OU RECONHECIMENTO

Além de cumprir o requisito da norma, as auditorias internas devem ser vistas pelos laboratórios como uma oportunidade de implementar ações corretivas apropriadas e reduzir possíveis não conformidades de auditorias externas. Quando realizada de forma eficaz, pode propiciar um processo de certificação e/ou acreditação mais rápido e com menor incidência de não conformidades.

Diante disso, o objetivo do workshop é explorar estratégias de auditoria interna para laboratórios, demonstrando que elas não devem ser realizadas apenas para cumprir o requisito da norma.

Atualmente exerce a função de Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MG) do MAPA. Farmacêutica, Mestre e Doutora pela UFMG. Líder na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, com mais de 15 anos de experiência em laboratórios da área de alimentos e de defesa agropecuária. Experiência como auditora líder, técnica e instrutora das normas ABNT NBR ISO/IEC 17025, 17043 e 17034, e de regulamentos do MAPA. Como membro do Comitê ABNT/CB-025 Qualidade, participou do Grupo de revisão da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE

 

DESMISTIFICANDO O TRATAMENTO DAS NÃO CONFORMIDADES

Não conformidades causam insegurança na maioria dos gerentes e donos de laboratórios, e quando é recorrente causa ainda mais preocupação. Já realizamos a tratativa, o que mais podemos fazer? Qual a importância de tratar essa NC? São as perguntas que sempre ficam na cabeça dos responsáveis.

Nesse encontro, iremos juntos desmistificar o tratamento de não conformidades, demonstrando que seu maior objetivo é auxiliar na manutenção do sistema de gestão e não buscar sua tratativa apenas para solucionar o que é visto como um problema.

ANÁLISE DE CAUSA RAIZ

 

DETERMINANDO A CAUSA RAIZ DE FORMA EFICIENTE: TRATANDO A CAUSA E NÃO O EFEITO

Muitos dos problemas vividos têm uma causa que não conseguimos identificar e assim buscamos tratar apenas o seu efeito. Nos laboratórios isso não é diferente, por isso abordar temas do cotidiano, com casos reais, é de extrema importância para o correto levantamento da causa raiz, um dos maiores vilões nas auditorias internas e externas.

Fábio Souza Lyon

É especialista em Gestão Organizacional, acumulando cerca de 20.000 horas de consultoria e 3000 horas como instrutor de cursos, nos temas: Gestão para resultados, / orçamento matricial,  / planejamento estratégico,  / gestão pelas diretrizes / e gestão de processos. Professor do curso de Pós-graduação em diversas instituições de ensino.  Auditor de 3ª parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas – Auditora de 3ª parteda da Rede Mmetrológica de Minas Gerais (RMMG),  – Auditor Líder e Especialista, Auditor Líder pelo BSI- RAB – NBR ISO 9001,  / Avaliador de Llaboratório conforme ABNT NBR ISO/IEC 17025,  / Auditor Líder SASSMAQ -– Abiquim,  / Consultor e, Iinstrutor e auditor. Certificado nas Normas: ABNT NBR ISO 9001 / ABNT NBR ISO 14001 / ABNT NBR ISO 13485 / ISO 45001 / ABNT NBR ISO:IEC 17025 / SASSMAQ / rótulo ecológico / PBQPH – HABITAT / ONA / RDC 16 / AEO / Programa brasileiro de operador econômico autorizado (Instrução normativa FRB Nº 158 de 09/12/15.  Engenheiro Mecânico PUC-Minas, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Pós em Gestão da Qualidade e Administração Estratégica em Marketing pela PUC-Minas.

Roseane Brandão de Brito