2º Encontro

Incerteza de Medição e Validação de Métodos

INCERTEZA DE MEDIÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS

 

Incerteza de medição e validação de métodos: como simplificá-la para aplicação em seu laboratório de ensaio e calibração

Quem ainda não teve dúvidas na modelagem da incerteza em suas calibrações ou ensaios? No campo das validações de métodos analíticos, como saber se os parâmetros de desempenho do método são os melhores ou mais robustos? Quando, como e por que validar?

Uma breve abordagem teórica sobre as técnicas de estimativa da incerteza de medição e de validação de métodos analíticos, dará início à um assunto robusto e bastante complexo para todos que mexem com essa área. Em seguida, através de casos reais trazidos pelos participantes e mediados pelo instrutor, o workshop irá consolidar o seu principal objetivo, que é desmistificar as dificuldades dos laboratórios relacionadas a incerteza de medição e validação de métodos, facilitando a elaboração e acompanhamento de planilhas com técnicas estatísticas para análise de dados.

Celso Saraiva

Executivo e técnico em empresas como ANATEL, CPQD e Inmetro.  Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Metrologia, Ad-Hoc do MCT e da FINEP, Membro do Conselho Deliberativo e comissões técnicas do Inmetro, Avaliador e Consultor de Laboratórios da Cgcre. Planejou e Coordenou inúmeros Projetos de Implantação e Inovação de Laboratórios, inclusive o Planejamento de Materiais de Referência Certificados (para telecomunicações e ensaios mecânicos). Atualmente atua como Membro em várias comissões técnicas no Brasil e exterior.

Doutor e mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicação. Professor do CTC – UNICAMP e Consultor Internacional da ITU (International Telecomunications Union) entre outras grandes empresas.