Interpretação dos Requisitos de Sistemas de Gestão ABNT NBR ISO 9001:2015 

Carga Horária: 16 horas

OBJETIVOS

PÚBLICO ALVO

•    Proporcionar uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e os 7 princípios da Gestão da Qualidade;
•    Interpretar os requisitos normativos da ISO 9001:2015;
•    Capacitar na implementação do modelo internacional de Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9001:2015;
•    Os benefícios / mudanças da nova ISO 9001 Revisão 2015;
•    Princípios da Qualidade.

Gerentes, pesquisadores, responsáveis e técnicos de laboratórios usuários de materiais de referência.

METODOLOGIA

A metodologia tem base em exposição oral de conceitos, cases, discussão, resolução de dúvidas, posicionamento dos participantes com relação às práticas do mercado e exercícios voltados à demanda atual do mercado. As aulas são teórico-expositivas com discussões e interações que agregam o conhecimento e complementam as informações dadas em sala. No dia do curso, o aluno recebe uma apostila de apoio para acompanhar os slides apresentados e fazer as devidas observações.

CONTEÚDO

1. Escopo
2. Referências Normativas
3. Termos e Definições
4. Contexto da organização
  4.1. Entendendo a organização e seu contexto
  4.2. Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas
  4.3. Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
  4.4. Sistema de gestão da qualidade e seus processos
5. Liderança
  5.1. Liderança e comprometimento
  5.2. Política da qualidade
  5.3. Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
6. Planejamento
  6.1. Ações para abordar riscos e oportunidades
  6.2. Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los
  6.3. Planejamento de mudanças
7. Apoio
  7.1. Recursos
  7.2. Competência
  7.3. Conscientização
  7.4. Comunicação
  7.5. Informação documentada
8. Operação
  8.1. Planejamento e controle operacional
  8.2. Requisitos para produtos e serviços
  8.3. Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
  8.4. Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
  8.5. Produção e provisão de serviço
  8.6. Liberação de produtos e serviços
  8.7. Controle de saídas não conformes
9. Avaliação de desempenho
  9.1. Monitoramento, medição, análise e avaliação
  9.2. Auditoria interna
  9.3. Análise crítica pela direção
10. Melhoria
  10.1. Generalidades
  10.2. Não conformidade e ação corretiva
  10.3. Melhoria contínua

.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Formas de pagamento:

Boleto bancário, Depósito Bancário e Cartão de Crédito.

 

Local:

Sede da RMMG

Rua Maranhão, 1131 - Bairro Funcionários - CEP 30150 -331

Belo Horizonte / MG.

 

Certificado:

A frequência no treinamento é de caráter obrigatório, para que o certificado seja emitido e a RMMG observará se o participante cumpriu a carga horária mínima de 85% de presença no curso.

 

Observações:

É necessário quorum mínimo de alunos para o curso ocorrer nas datas agendadas. A RMMG reserva-se o direito de cancelar ou adiar o treinamento, caso não atinja o número mínimo de participantes. Neste caso, os participantes já inscritos serão avisados.

 

Ficha de Inscrição:

A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada à RMMG, para o e-mail eventos@rmmg.org.br

 

Guia de Locais:

Encontre restaurantes, bancos, hospedagens, hospitais, táxi e estacionamentos próximo a RMMG.

Acesse o link